anuncio

domingo, 9 de novembro de 2014

PLANO DE AULA - NOVAS TECNOLOGIAS E A SOCIEDADE “Games como raciocínio lógico”


PLANO DE AULA ELABORADO PELOS ALUNOS: GUILHERME PARADA PINHEIRO. RA: B582170, LUCÉLIA DA SILVA COELHO. RA: B70ICJ6 E ADEMAR. RA: B949660; DO CURSO DE LETRAS- LICENCIATURA PORTUGUÊS E INGLÊS, PERÍODO NOTURNO PARA A DISCIPLINA DE LETRAS INTERDISCIPLINAR.MINISTRADA PELA PROFESSORA DÉBORA GOMES DE PAULA E COORDENADO PELA PROFESSORA JOANA ORMUNDO.

INSTITUIÇÃO: COLÉGIO SÃO FRANCISCO DE ASSIS
PROFESSORES: GUILHERME PARADA PINHEIRO, LUCÉLIA DA SILVA COELHO E ADEMAR CADA UM DARA PARA O 1ºe 2º e 3º ano do Ensino Médio
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
Curso: 1º e 2º e 3º do ensino médio
Período: manhã                                             
Tema: Novas tecnologias e a sociedade: Games como raciocínio lógico
O aluno deverá:
1-      Identificar semelhanças do jogo com a sua realidade.
2-      Reconhecer as práticas sócias da sociedade e do seu dia a dia no jogo.
3-      Formular um texto escrito; falando sobre o jogo e como ele afeta sua realidade.

DESENVOLVIMENTO DO TEMA

a)      Primeiro falar sobre os jogos e como eles foram criados e o que os alunos pensam e acham dos jogos e quais eles mais gostam e por que.
b)      Explicar sobre a influência dos jogos na vida das pessoas.
c)      Dar exemplos e pedir pros alunos darem exemplos de jogos que se parecem com a vida real.
d)     Jogar GTA.
e)      Criar um debate sobre as atitudes que se faz no jogo e sobre o que se pratica na realidade.
f)       Falar sobre a importância dos amigos, dos esportes, do trabalho.
g)      Falar sobre a violência, as brigas, o sexo, os bandidos, a corrupção, o dinheiro, as drogas.
h)      Terminar com uma explicação sobre como os jogos podem instruir e educar e que toda a escolha tem uma conseqüência.

CONTEÚDO
·         ÉTICA
·         CIDADANIA
·         VÍDEO GAME

RECURSOS DIDÁTICOS
·         TELEVISÃO
·         VÍDEO GAME
·         COMPUTADOR

AVALIAÇÃO
PRIMEIRO SERÁ FEITA UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE FORMA DE UM DEBATE PARA SE CONHECER O QUE OS ALUNOS PENSAM SOBRE VÍDEO GAME E O GTA ESPECIFICAMENTE. DEPOIS SERÁ FEITA UMA AVALIAÇÃO EM FORMA DE TEXTO ESCRITO EM QUE O ALUNO IRÁ COLOCAR E FALAR SOBRE O QUE ELE PENSA SOBRE O VÍDEO GAME, O QUE ELE APRENDE JOGANDO, SE AO JOGAR ELE SE DESENVOLVE MELHOR EM QUESTÃO DE CONCENTRAÇÃO E COORDENAÇÃO MOTORA E QUAIS AS INFLUENCIAIS QUE O VÍDEO GAME TRAZ NA VIDA DELE E QUAIS LIÇÕES (BOAS E RUINS) ELE APRENDE JOGANDO VÍDEO GAME E O QUE ELE PENSA SOBRE A AULA.

BIBLIOGRAFIA
PARA OS ALUNOS (BÁSICA): REVISTA VEJA E O LIVRO QUAL É A SUA OBRA? DE MARIO SERGIO CORTELLA QUE FALA SOBRE ÉTICA.
PARA OS PROFESSORES (COMPLEMENTARES): JORNAL REVISTA, YOUTUBE, INTERNET, PORTAL DOS GAMES, LIVRO QUAL É A SUA OBRA? DE MARIO SERGIO CORTELLA QUE FALA SOBRE ÉTICA.

SITES CONSULTADOS DA INTERNET


Nenhum comentário:

Postar um comentário