anuncio

terça-feira, 21 de maio de 2013

ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO

POR: GUILHERME P PINHEIRO, JÉSSIKA PRIMO E JOELMA ALCÂNTARA
 Abaixo o vídeo com a transcrição:

Segue-se: R para Renato e D para Daiana.



R: Então, lá na virada cultural

D: Ah tá, você foi no dia do Racionais

R: Foi. Fui no dia do Racionais, dai se... (+)

D: Ah (+) que que você foi faze no show do Racionais?"

R: Não, tava lá. Tava com a minha ex namorada e mais a sogrinha  
                                         (incompreensível)
                                       [
D:                                      A SO:GRA?"

R: A sogra'

D:    Meu Deus Renato
      [
R:    Ela tava toda de rosa, parecia a (incompreensível) ((ri))
                                                        [ 
D:                                                      MENTIRA! Ah não, mentira"

R: Não, é sério.

D: Gente, não mataram ela? Ela no show do Racionais de rosa"
                                                                                           [
R:                                                                                         É então. Aí a gente três horas da manhã no show do Racionais (incompreensível)
                                                      [
D:                                                    Ah?"

R: Ai que::tipo (põe pra tocar normal), ai daqui a pouco, tipo, (+) 
         três horas da manhã
       [
D:     Começou o quebra quebra

R: Começou a voar uma cadeira

D: Mas que que aconteceu afinal de contas que eu sei que rolou essa:: 
            essa treta
          [
R:        Não, na verdade eu acho que o o:: os caras tavam cantando e aí: é: , do nada começaram a discursão, o pessoal começou o quebra quebra, o cara falou: Não não, sem briga

D: O o (Mano Brown?)"

R: É

D: Mhm (incompreensível)

R: (Incompreensível) A ca, a cadeira começou a voar

D: Misericórdia

R: Ai eu falei : Gente vamo embora que se não o negócio vai

D: Vão matar geral'

R: Ai a gente desceu po metrô lá na sé né, dai não deu dois minutos, tipo já tinha acumulado gente já no metrô pa í embora porque tava uma muvuca, uma treta

D: Meu Deus do céu

R: (incompreensível)

D: Cê ta loco, fiquei sabendo disso ai, eu sei que mataram até o cara e ai depois nunca mais 
       o Racionais toco.
     [ 
R:   Não, não é só (+) eu fiquei sabendo depois (incompreensível) que mataram um cara, só que ai não:: não  
       ouvi as noticia
     [
D:   Eu não fui nessa virada entendeu? Cê ta é doido
R: Mas dessa vez o Racionais ta meio dia com o Criolo
D: Lógico, prá não rolar nada né, horário da família, horário do almoço
R: Cê rola, rola uma:  , tipo um bandeco né
                                                                  [ 
                                               D:                 Vai rola é na cabeça dos outros né
                                                                                                                       [                                                                             R:                                                 Uma marmita né
D: Eu quero ver o Criolo, não sei como eu vou fazer, mas eu quero ver o Criolo (incompreensível)
         [
    R:   Então domingo a tarde eu não sei porque vou sair
D: Você vai ta aqui?
R: Eu vou ta lá no funk
D: Afe
R: De madrugada
D: Afe (incompreensível) no funk? Pelo amor de Deus, . diz não, Renato tanta coisa pra ver, você vai pro funk?"
R: Não, é o primeiro ano que tem funk na virada
D: Ah é: ? Vai tocar até aquele Malboro não é?
R: Isso, dijei Malboro
D: Hum, entendi, é
R: Eu ia chamar o Leandro porque ia ter varias novinhas
                                                         [
  D:                                                    Não! Pelo amor de Deus, não, o Leandro não, ai meu, ai Jesus amado, (ele ia invadir) a festa né
R: Então (incompreensível)
D: Acha que tem quinze anos e tava na matine.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARCUSCHI, Luiz Antônio, Análise da Conversação, 6 edição. São Paulo: Àtica, 2007.
MUSSALIN, F & BENTES, A. C, (orgs). Introdução a Lingüística - Domínios e Fronteiras, 6 edição, Pp 69-99, São Paulo: Cortez, vol 2, 2005.
DIONÍSIO, Ângela Paiva, Análise da Conversação, E-book, teoriadalinguagem.wikispaces.com
[1] Projeto de Estudo Coordenado da Norma Urbana Linguistica Culta

CONSIDERAÇÕES FINAIS      

            Após essa análise, cremos que o objetivo fora alcançado ao analisar a conversação com todos os recursos utilizados e a metodologia abordada.

LEGENDAS

Pausas = (+) & ... 
Falas simultâneas =   [  & (  ) & '
Sobreposição de vozes = ((  ))
ênfases= : & " 
Dúvidas e suposições = (incompreensível)








Nenhum comentário:

Postar um comentário