PLANO DE AULA ELABORADO PELOS ALUNOS: GUILHERME PARADA PINHEIRO. RA: B582170, LUCÉLIA DA SILVA COELHO. RA: B70ICJ6 E ADEMAR. RA: B949660; DO CURSO DE LETRAS- LICENCIATURA PORTUGUÊS E INGLÊS, PERÍODO NOTURNO PARA A DISCIPLINA DE LETRAS INTERDISCIPLINAR.MINISTRADA PELA PROFESSORA DÉBORA GOMES DE PAULA E COORDENADO PELA PROFESSORA JOANA ORMUNDO.
INSTITUIÇÃO: COLÉGIO SÃO FRANCISCO DE
ASSIS
PROFESSORES: GUILHERME PARADA PINHEIRO,
LUCÉLIA DA SILVA COELHO E ADEMAR CADA UM DARA PARA O 1ºe 2º e 3º ano do Ensino Médio
DISCIPLINA: PORTUGUÊS
Curso: 1º e 2º e 3º do ensino médio
Período: manhã
Tema: Novas tecnologias e a sociedade:
Games como raciocínio lógico
O aluno deverá:
1-
Identificar semelhanças do jogo com a
sua realidade.
2-
Reconhecer as práticas sócias da
sociedade e do seu dia a dia no jogo.
3-
Formular um texto escrito; falando sobre
o jogo e como ele afeta sua realidade.
DESENVOLVIMENTO DO TEMA
a)
Primeiro falar sobre os jogos e como
eles foram criados e o que os alunos pensam e acham dos jogos e quais eles mais
gostam e por que.
b)
Explicar sobre a influência dos jogos na
vida das pessoas.
c)
Dar exemplos e pedir pros alunos darem
exemplos de jogos que se parecem com a vida real.
d)
Jogar GTA.
e)
Criar um debate sobre as atitudes que se
faz no jogo e sobre o que se pratica na realidade.
f)
Falar sobre a importância dos amigos,
dos esportes, do trabalho.
g)
Falar sobre a violência, as brigas, o
sexo, os bandidos, a corrupção, o dinheiro, as drogas.
h)
Terminar com uma explicação sobre como
os jogos podem instruir e educar e que toda a escolha tem uma conseqüência.
CONTEÚDO
·
ÉTICA
·
CIDADANIA
· VÍDEO GAME
RECURSOS DIDÁTICOS
· TELEVISÃO
· VÍDEO GAME
·
COMPUTADOR
AVALIAÇÃO
PRIMEIRO SERÁ FEITA UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
DE FORMA DE UM DEBATE PARA SE CONHECER O QUE OS ALUNOS PENSAM SOBRE VÍDEO GAME
E O GTA ESPECIFICAMENTE. DEPOIS SERÁ FEITA UMA AVALIAÇÃO EM FORMA DE
TEXTO ESCRITO EM QUE O ALUNO IRÁ COLOCAR E FALAR SOBRE O QUE ELE PENSA SOBRE O VÍDEO GAME, O QUE ELE APRENDE JOGANDO, SE AO JOGAR ELE SE DESENVOLVE MELHOR EM QUESTÃO DE CONCENTRAÇÃO E COORDENAÇÃO MOTORA E QUAIS AS INFLUENCIAIS QUE O VÍDEO GAME TRAZ NA VIDA DELE E QUAIS LIÇÕES (BOAS E RUINS) ELE APRENDE JOGANDO VÍDEO GAME E O QUE ELE PENSA SOBRE A AULA.
BIBLIOGRAFIA
PARA OS ALUNOS (BÁSICA): REVISTA VEJA E O LIVRO QUAL É A SUA OBRA? DE MARIO SERGIO CORTELLA QUE FALA SOBRE ÉTICA.
PARA OS PROFESSORES (COMPLEMENTARES):
JORNAL REVISTA, YOUTUBE, INTERNET, PORTAL DOS GAMES, LIVRO QUAL É A SUA OBRA?
DE MARIO SERGIO CORTELLA QUE FALA SOBRE ÉTICA.
SITES CONSULTADOS DA INTERNET
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