imagem extraída de: enfoqueredacao.blogspot.com
Por: Guilherme P Pinheiro e Gaspar Ribeiro
EXTRAÍMOS DO TEXTO: INTRODUÇÃO AOS TEMAS TRANSVERSAIS; ALGUNS ARGUMENTOS, SENDO ELES:
1.Argumento por autoridade: baseado na opinião de um ou mais especialistas.
2.Argumento baseado no consenso: são proposições evidentes por si mesmas e assim indemonstráveis, aceitas como verdadeiras.
3.Argumento baseado em provas concretas: baseado em dados reais, suficientes, adequados.
4.Argumento por competência linguística: é usar de uma argumentação que o meu locutor entenda.
5.Argumento por raciocínio lógico: é o argumento que não pode ser contestado é necessário no texto, não é fruto de uma interpretação pessoal.
1. Aqui temos um exemplo de argumento de autoridade: "Christopher Boorse definiu em 1977 a saúde como a simples ausência de doença; pretendia apresentar uma definição "naturalista". Em 1981, Leon Kass questionou que o bem-estar mental fosse parte do campo da saúde; sua definição de saúde foi: "o bem-funcionar de um organismo como um todo", ou ainda "uma atividade do organismo vivo de acordo com suas excelências específicas." Lennart Nordenfelt definiu em 2001 a saúde como um estado físico e mental em que é possível alcançar todas as metas vitais, dadas as circunstâncias".
2. Aqui temos um exemplo de argumento de consenso: "Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade".
3. Argumento por provas concretas: "Os gregos e os latinos diferenciavam o trabalho criativo (dos artistas e elites) do trabalho braçal ou penoso (escravos)".
4. Argumento na competência linguística: "Para ganhar o pão de cada dia ("tu comerás o teu pão, no suor do teu rosto"
5. Argumento por raciocínio lógico. "A orientação sexual de uma pessoa indica por quais gêneros ela sente-se atraída, seja física, romântica e/ou emocionalmente.Ela pode ser assexual (nenhuma atração sexual), bissexual (atração pelos gêneros masculino e feminino), heterossexual (atração pelo gênero oposto), homossexual (atração pelo mesmo gênero) ou pansexual (atração independente do gênero)".
Nenhum comentário:
Postar um comentário